Coworking Brasil – Biblioteca para empreendedores

Uma plataforma que apoia e qualifica jovens empresas e profissionais freelancers ao redor do país.



Coworking Brasil é a maior plataforma sobre coworking do país. Incentivando a comunidade desde 2012, o projeto tem um objetivo claro: Conectar empresas e profissionais com espaços de colaboração e troca de experiências.

Problema:

Com o objetivo de trazer mais pessoas ao site, ajudando o público a conhecer o conceito de coworking, em 2015 a plataforma iniciou um projeto de marketing de conteúdo. A ideia era gerar conteúdo relevante para seu público, e aumentar a quantidade de acessos através de buscas orgânicas. Alinhado a isso, é claro, o objetivo maior da plataforma: ajudar jovens empresários a construírem negócios mais saudáveis.

O principal desafio era a alta competição de veículos e blogs maiores, com audiências consolidadas e grande base de artigos já publicados.

Proposta:

Um projeto que inicialmente parecia simples – criação de um blog – acaba se tornando complexo devido aos objetivos ambicioso e as dificuldades já identificadas. A proposta para obter melhores resultados foi utilizar uma abordagem diferente. Ao invés de construir um blog, sugerimos construir uma base de conhecimento.

  1. Personas
  2. Pesquisa em profundiade
  3. Prototipação
  4. UI
  5. Acompanhamento
  6. Resultados

Primeira fase – Personas

Começamos identificando os principais grupos de usuários atuais da plataforma, e aqueles públicos que podem ter interesse no conteúdo que será gerado.

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Entregáveis: Um mapa contendo os principais públicos e descritivos de seu perfil. Também geramos uma análise de quais personas iriam se beneficiar mais com o projeto de conteúdo comparando com o tamanho do público, para ajudar a tomar a decisão sobre enfoque de conteúdo.

Segunda fase – Pesquisa em profundidade

Após decidido os grupos que iriam ser abordados, iniciamos uma pesquisa em profundidade com membros que representavam esses grupos.

Conversamos sobre as principais dificuldades que estavam enfrentando na jornada de empreender, como e onde buscavam ajuda para resolver estas dificuldades. Também procuramos entender o que motivava a escolha por uma fonte de informação ou outra.

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Entregáveis: Através das entrevistas identificamos que as principais dúvidas dos usuários muitas vezes eram básicas e já haviam sido respondidas diversas vezes, em diversos veículos diferentes. O que impedia os entrevistados de chegar a essas respostas eram alguns fatores específicos: dificuldade de encontrar a informação (desorganização da fonte), falta de referência/credibilidade na fonte, linguagem textual direcionada para profissionais especialistas na área, entre outros. Neste ponto surgiu a ideia de transformar o blog em uma base de conhecimento.

Terceira fase – Prototipação

Para validar a ipóstese de que a organização do conteúdo impedia os usuários de encontrar as respostas que buscavam, realizamos alguns testes com protótipos diversos. Os participantes eram questionados sobre alguns termos e tinham algumas opções de fontes de pesquisa. Sempre que buscavam a resposta em um dos protótipos em formato de biblioteca eles chegavam mais rápido e traziam uma resposta de maior qualidade. Também apresentavam maior confiança na resposta.

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Entregáveis: Produzimos alguns wireframes e protótipos navegáveis com o workflow diversos. Pudemos selecionar o modelo que trazia melhores respostas em menor tempo, e também permitia a utilização de outros elementos de interface, como caixa de assinatura de newsletter e área de patrocínio.

Quarta fase – UI (user interface)

Com os dados anteriores em mãos, fomos capazes de produzir layouts com segurança de estarmos no caminho certa. O principal objetivo da interface era ser clara, objetiva e escalável. Ela deveria ser atrativa visualmente, mesmo quando os artigos eram compostos 100% de texto, sem o suporte visual de imagens ou grafismos. Ao mesmo tempo, deveria funcionar tanto com seções com 5 artigos, como com seções de 50 artigos.

Entregáveis: Telas e protótipos navegáveis com as principais telas da interface, além de documentos base como guia de estilos e componentes.

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Quinta fase – acompanhamento

Após o lançamento do nova seção, o projeto passa por um acompanhamento contínuo para melhorias. Dentre as diversas ações que estão sendo tomadas após o lançamento, está a mensuração do máximo de dados possíveis para auxiliar futuras decisões.

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Entregáveis: Diversos estudos estão sendo gerados a partir da interação de usuários reais na plataforma. Você pode conferir, por exemplo, os resultados de um teste A/B que auxiliou o time a escolher o melhor nome para a seção. Também mensuramos diversas estáticas relacionado aos conteúdos mais acessados, com maior repercussão em midias sociais, que mais geram conversão na newsletter, entre outros.

Resultados:

O projeto tem pouco mais de um mês de vida, logo, os resultados obtidos permanecem em aberto. No entanto, até o momento já tivemos um crescimento de 250% no total de inscritos na base de newsletter, aliado a um alto reconhecimento por profissionais do mercado sobre a importância e qualidade do projeto. No futuro, este projeto pretende se tornar uma das maiores referências de conteúdo para o segmento de empreendedorismo brasileiro.

Visite o projeto ao vivo aqui.